A Disputa pelo sentido: o jogo de poder na Comunicação Organizacional

  • Márcia Maria Garçon Universidade de São Paulo
  • Mitsuru Higuchi Yanaze Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho adotou como aporte teórico os clássicos de Blumer (1980), Bakhtin (1995), Foucault (1996) e Galbraith (1986) e os estudos contemporâneos da Comunicação Organizacional pautados no paradigma da produção de sentido (OLIVEIRA; PAULA, 2008) e da gestão sistêmica (YANAZE, 2011) com o objetivo de identificar as relações de poder e luta pelo sentido do projeto social Comunidade Educativa, promovido pela Fundação Bunge na E.E. Henrique Dumont Villares, na capital paulista. Foram realizadas entrevistas qualitativas, em profundidade, com os representantes da Fundação e da Escola e suas narrativas, classificadas em categorias léxico-semânticas de semelhança, complementaridade, diversidade e divergência, sendo posteriormente confrontadas, a fim de identificar o embate dos sentidos. Os resultados apontaram que os interesses particulares pautaram a luta pelo sentido e o poder, que a princípio esteve de posse da Fundação, migrou para o campo dos professores, sendo o significado construído entre estes sujeitos, o hegemônico nesta interação. Palavras-chave: Comunicação organizacional. Responsabilidade social corporativa. Poder e Comunicação Link para o texto completo (PDF) http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26863/27944

Biografia do Autor

Márcia Maria Garçon, Universidade de São Paulo
Doutoranda. Universidade de São Paulo (USP).
Mitsuru Higuchi Yanaze, Universidade de São Paulo
Doutor. Universidade de São Paulo (USP).
Publicado
2014-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos