Regime de informação para o mapeamento das competências em informação na educação superior

Autores

  • Lucas Almeida Serafim Universidade Federal do Ceará
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n1.19514

Resumo

Aplica a noção de regime de informação para o mapeamento das dimensões envolvidas no desenvolvimento de competências em informação na Educação Superior. Mediante pesquisa participante com docentes do curso de Agronomia, Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, identifica elementos do regime de informação local, com base em dados de percepção e desempenho dos pesquisados em competências em informação, entendidas com base no modelo “The SCONUL Seven Pillars of Information Literacy: Core Model For Higher Education”, da Society Of College, National And University Libraries (2011). Descreve a gestão da informação científica, identificando variáveis tácitas e tangíveis que influenciam as ações informadas dos professores pesquisados. Destaca os docentes, que, juntamente com os bibliotecários, possuem um papel primordial na multiplicação dos preceitos do movimento internacional pelas competências em informação. Conclui que o mapeamento do regime de informação local permitiu compreender os modos como docentes se capacitam (assim como as limitações) para agirem no dinâmico e atual fluxo de informação científica. Palavras-chave: Regime de Informação. Competências em Informação. Ensino Superior. Link para o texto completo (PDF) https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p43/25337

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Biografia do Autor

Lucas Almeida Serafim, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos