Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte

  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo da Terra Caldeira Universidade Federal de Minas
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas
  • Maria da Conceição Carvalho Universidade Federal de Minas
  • Mara Eliane Fonseca Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Laura Valladares de Oliveira Soares Universidade Federal de Minas

Resumo

O objetivo deste estudo foi o estabelecimento do estado da arte da pesquisa sobre biblioteca escolar no Brasil, entre 1975 e 2011, buscando identificar: assuntos pesquisados; embasamento teórico-conceitual; metodologias e técnicas utilizadas; resultados e conclusões dos estudos. A metodologia foi análise documental de setenta relatos de pesquisa sobre o tema, separados em seis categorias: biblioteca escolar como espaço de aprendizagem, interação bibliotecário/professor, estudos de usos e usuários, coleção, leitura e pesquisa escolar. Os resultados revelaram que existe consciência da necessidade de se garantir o espaço da biblioteca na escola, considerando-se que ela pode contribuir para a aprendizagem. Há mais estudos na categoria leitura, e tendência no aumento da categoria pesquisa escolar. A necessidade de trabalho conjunto professor/bibliotecário foi reafirmada. Os estudos de uso e usuários ainda estão presos a abordagem tradicional, não conseguindo realizar um diálogo efetivo com a questão pedagógica. As metodologias dos estudos analisados foram em sua maioria qualitativas e o referencial teórico apresentou fragilidade, resultante da pouca clareza de seu uso. Palavras-chave: Biblioteca escolar. Pesquisas em biblioteca escolar. Interação bibliotecário/professor. Estudos de usos e usuários. Biblioteca escolar - leitura. Link para o texto completo (PDF) https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p123/25335

Biografia do Autor

Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais.
Paulo da Terra Caldeira, Universidade Federal de Minas
Universidade Federal de Minas.
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas
Universidade Federal de Minas.
Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas
Universidade Federal de Minas.
Maria da Conceição Carvalho, Universidade Federal de Minas
Universidade Federal de Minas.
Mara Eliane Fonseca Rodrigues, Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Fluminense.
Laura Valladares de Oliveira Soares, Universidade Federal de Minas
Universidade Federal de Minas.
Publicado
2014-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos