A educação a distância no contexto brasileiro e o modelo de produção de materiais didáticos: desafios à ação educativa

  • Claudia Silveira da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alceni Reis Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada, na área de ciência da informação, no nível de doutorado, cujo objetivo foi analisar a importância e a contribuição de um modelo de produção de materiais didáticos para as equipes de produção para Educação a Distância (EAD), de forma a demonstrar sua relevância e efetividade em termos da produção de material didático-pedagógico. Para fazê-lo buscou-se fundamentar-se nas discussões teóricas dos modelos de EAD e na formação das equipes de produção, em termos de papéis e funções. A partir desses referenciais buscou-se apreender os mecanismos de confecção de materiais didáticos no âmbito das equipes de produção, identificando os elementos intervenientes e limitadores na construção de material didático e em termos da relação ensino-aprendizagem. Com base nas lacunas detectadas e nas reflexões realizadas, tornou-se possível consolidar e propor um modelo de produção de materiais didáticos para a modalidade a distância. Efetivou-se ainda o mapeamento da situação acadêmica da EAD no Brasil, a fim de verificar a presença dela no contexto nacional, bem como identificar as necessidades e as possíveis aplicabilidades do modelo. Palavras-chave: Educação a distância. Sistema de educação a distância. Material didático. Link para o texto completo (PDF) http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/3628/pdf

Biografia do Autor

Claudia Silveira da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Ciência da Informação, pesquisadora do Programa de Pós-graduação da Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais.
Alceni Reis, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Associada do Depto. de Teoria e Gestão da Informação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Informação e Sociedade. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
2014-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos