A interlocução entre Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil

  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A partir de pesquisas e idéias de diferentes autores, o artigo discorre sobre a interlocução entre Ciência da Informação (CI) e Biblioteconomia, apresenta algumas reflexões de um estudo sobre essa relação, abordando a origem e desenvolvimento dessas áreas no Brasil, suas aproximações e distanciamentos. Como principais resultados: mostra a interdisciplinaridade no ensino de ambas nas escolas que as abrigam tanto a Biblioteconomia quanto a CI; que os mesmos professores ensinam na graduação e na pós-graduação stricto sensu; que as temáticas e os conceitos da CI se refletem nas ementas das disciplinas dos cursos de Biblioteconomia e que a relação inversa também acontece; que a Biblioteconomia carrega uma matriz disciplinar que é quase consenso entre os cursos sobre a formação do bibliotecário e a formação da CI encontra-se mais dispersa, fragmentada; que a dispersão de temáticas na formação do perfil do mestre ou doutor pode ser creditada às diferentes linhas de pesquisa que orientam tais programas. Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Interdisciplinaridade. Ensino. Pesquisa. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/17820/10205

Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Publicado
2014-06-24
Seção
Resumos de artigos científicos