Apontamentos sobre bibliotecas em escolas do campo no Estado do Paraná

  • Marcos Gehrke Universidade Federal do Paraná
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Resumo

Apresenta os resultados parciais de pesquisa sobre a biblioteca escolar na rede pública estadual do campo, no Estado do Paraná, a partir de reflexões sobre a literatura relacionada ao tema e da análise dessa realidade. Objetiva caracterizar os sujeitos da escola do campo, o espaço físico, o acervo trabalhado, os acontecimentos e as práticas de uso nas bibliotecas escolares, descrevendo a influência dessa conjuntura na existência, no planejamento e nas atividades desenvolvidas e, como decorrência, sua contribuição ao processo formativo dos sujeitos escolares. Realiza pesquisa descritiva em campo, com observação direta e aplicando questionário aos representantes de 425 escolas localizadas no campo, de um universo de 2120 estabelecimentos de ensino da rede estadual, obtendo retorno de 355 (83%) dos representantes das escolas da rede pública estadual do campo, no Paraná. Indica para a escola a necessidade de um projeto de leitura e escrita, com o envolvimento da biblioteca. Argumenta que Estado e as universidades devem contribuir para a formação de profissionais para esta instituição, sugerindo que a biblioteca escolar no contexto do campo se abra à comunidade, tanto como prestadora de serviços, quanto como provocadora de práticas de escrita e leitura, reafirmando a atualidade da pesquisa em bibliotecas escolares. Conclui pela necessidade de ‘ocupar a biblioteca da escola do campo’, concebendo-a não somente como espaço de comunicação, mas de produção de conhecimento. Sugere que o acervo seja também produzido localmente e que o Estado faça desta prática uma política pública. Palavras-chave: Educação do campo. Biblioteca Escolar. Leitura. Escrita. Paraná. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16673/10209

Biografia do Autor

Marcos Gehrke, Universidade Federal do Paraná
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Brasil.
Leilah Santiago Bufrem, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora Visitante Sênior do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília.
Publicado
2014-06-24
Seção
Resumos de artigos científicos