Construção e acionamento de um modelo de mediação da informação

  • Maria Giovanna Guedes Farias Universidade Federal da Bahia
  • Aida Varela Varela Universidade Federal da Bahia
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Propõe discutir os constructos teóricos em torno da criação e do acionamento de um modelo de mediação da informação, objetivando que esse modelo possa facilitar a produção de conhecimentos, por meio da implementação de ações de informação e da promoção de competências em informação, incentivando o processo de conscientização dos moradores de uma comunidade popular urbana. Trata-se de pesquisa em andamento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, que tem como campo empírico a Comunidade Santa Clara (CSC), na cidade de João Pessoa, PB. Tem como base os pressupostos teórico-metodológicos da Ciência da Informação, com ênfase no seu paradigma social, que preconiza que o conhecimento necessita ser construído coletivamente de forma dialógica com os sujeitos da pesquisa. Visa analisar o atual regime de informação da Comunidade, após a práxis no campo de pesquisa, onde será possível verificar as alterações ocorridas nas redes sócio-comunicacionais. Entende-se que, o trabalho do profissional da informação, nesse contexto social, como organizador e mediador, pode facilitar o acesso e o uso da informação, no apoio à apropriação, pelos protagonistas dessas ações, das informações de que necessitam para saírem do estado de exclusão informacional em que se encontram. Conclui-se que é possível promover um movimento de socialização da informação em busca da consciência crítica, do entendimento da realidade social pelos moradores da comunidade, de valorização do seu poder de pertencimento e do sentimento de sentir-se incluído na sociedade da informação. Palavras-chave: Mediação da informação-Modelo. Ações de informação. Competências em informação. Regime de informação. Inclusão social. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/17315/10214

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal da Bahia
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Bolsista Capes.
Aida Varela Varela, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Publicado
2014-06-24
Seção
Resumos de artigos científicos