Administração da informação para a inovação em uma organização

  • Lidiane dos Santos Carvalho UNIRIO
  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT

Resumo

Introdução: Neste artigo é apresentam-se visões distintas da informação: o operador funcional de sistemas sociais ou uma dinâmica complexa. Objetivo: Discutir questões da administração da informação para inovação em uma organização. Esta discussão é realizada a partir do estudo específico na Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, vinculada a Universidade Federal de Santa Catarina. Metodologia: Esta investigação combina observação participante, busca de documentos e entrevistas estruturadas. Resultados: São apresentados resultados parciais da investigação sobre informação, comunicação e inovação tecnológica na Fundação CERTI, instituição de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina com foco na inovação em negócios, produtos e serviços. Conclusões: Sugere é que a Ciência da Informação pode contribuir com o desenvolvimento teórico e metodológico da administração da informação para inovação das organizações. Palavras-chave: Habermas. Inovação. Administração da informação. Fundação CERTI. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17200/13605

Biografia do Autor

Lidiane dos Santos Carvalho, UNIRIO
Doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora Assistente da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO).
Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT
Pós-doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pesquisador adjunto do IBICT.
Publicado
2014-06-24
Seção
Resumos de artigos científicos