Competência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo

  • Fabiana Menezes Santos da Silva IBICT
  • Geni Chaves Fernandes UNIRIO
  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT

Resumo

Introdução: Nesta pesquisa indaga-se sobre competências administrativas que permitam aos bibliotecários gerenciarem suas bibliotecas nas atuais sociedades complexas, considerando-se que a própria Ciência Administrativa tem renovado seus aportes teóricos a fim de contemplar estruturas organizacionais mais flexíveis e participativas em seus arranjos e decisões. Objetivo: Propor a competência comunicativa como elemento fundamental da competência administrativa de bibliotecários na contemporaneidade. Metodologia: Revisão de literatura sobre os modos de gestão e as competências em administração de bibliotecários brasileiros e suas origens. Exame da literatura das alternativas administrativas, baseadas nas teorias de Habermas e Luhmann, que pretendem contemplar modos de gestão em sociedades complexas. Resultados: Identificam-se limitações nas competências administrativas dos bibliotecários, ainda muito alicerçadas na emergência das bibliotecas públicas do século XIX, quando a formação de bibliotecários tomou o caminho de um saber técnico para o tratamento documental, que hoje precariza suas habilidades administrativas. Dentre as habilidades administrativas para re-configurar bibliotecas contemporâneas se destaca, como um primeiro resultado desta pesquisa, a competência comunicacional, própria de uma Administração Discursiva, capaz de abrir espaços argumentativos para uma reconstrução racional e consensual de modelo de biblioteca próprio às sociedades complexas. Conclusões: Os esforços para garantir competência administrativa do bibliotecário devem incluir sua competência comunicativa como habilidade indispensável para formulação de novos modelos de bibliotecas em sociedades complexas. Palavras-chave: Competência administrativa. Competência comunicativa. Formação do bibliotecário. Jürgen Habermas. Niklas Luhmann. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17205/14376

Biografia do Autor

Fabiana Menezes Santos da Silva, IBICT
Mestranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bibliotecária da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Geni Chaves Fernandes, UNIRIO
Doutora em Ciência da Informação Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora Adjunta da UNIRIO
Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT
Pós-doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pesquisador adjunto do IBICT
Publicado
2014-06-24
Seção
Resumos de artigos científicos