A temática recepção na revista Ciência da Informação: estudo da produção

  • Fernanda Mecking Arantes Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Esmeralda Carelli Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Introdução: Analisa a produção sobre o tema Recepção veiculada na revista Ciência da Informação. Objetivo: Avaliar a produção científica na Ciência da Informação sobre tema Receção, verificando de quais áreas do conhecimento foi apropriado o conceito, quais áreas de origem dos autores dos artigos e dos autores mais citados. Metodologia: Analisou-se a produção veiculada na revista Ciência da Informação, do Ibict, por meio de análise bibliométrica e da análise de citação. Resultados: O resultado da busca foi 18 artigos publicados entre 1987 a 2007. Dos 33 autores arrolados, apenas 12 são da Ciência da Informação. Constatou-se uma tendência de autoria coletiva (11 artigos). Os autores mais citados nos artigos foram: Pierre Lévy, Maria Nélida González de Gómez e Aldo Barreto. As mais citadas foram: “As tecnologias da inteligência”, de Pierre Lévy, citada em 3 artigos; “A informação: dos estoques às redes”, de Maria Nélida González Gómez, “A arqueologia do saber”, de Michel Foucault, que receberam 2 citações de diferentes artigos. Conclusões: A quantidade de disciplinas inter-relacionadas bem como as diferentes linhas de pensamento não surpreendem, tendo-se em vista que a Ciência da Informação é uma ciência pós-moderna. Além disso, percebeu-se a necessidade de estabelecer uma definição de recepção para a Ciência da Informação. Palavras-chave: Recepção. Comunicação científica. Análise de citação. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16150/pdf_1

Biografia do Autor

Fernanda Mecking Arantes, Universidade Estadual de Londrina
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária da Prefeitura do Município de Maringá.
Ana Esmeralda Carelli, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos