Os indícios da Ciência moderna aplicados à Ciência da Informação: algumas considerações

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraiba

Resumo

Introdução: A configuração da pós-modernidade da Ciência da Informação é inegável, mas é relevante ressaltar indícios da Ciência Moderna na Ciência da Informação, visando estabelecer diálogos mais efetivos. Nesse contexto, o artigo analisa os construtos epistemológicos da Ciência da Informação no âmbito da Ciência Moderna, analisando quais as influências teóricas, metodológicas e epistemológicas da Ciência Moderna na Ciência da Informação. Objetivo: refletir sobre a configuração do campo da Ciência da Informação a partir dos pressupostos da Ciência Moderna. Metodologia: consta de uma pesquisa com delineamento bibliográfico por meio de uma concepção investigativa histórica na literatura da Ciência da Informação relacionada à literatura das ciências humanas e sociais, bem como das ciências exatas. Resultados: a Ciência Moderna narra um conjunto de relações com a Ciência da Informação contemplando fatores diversos, tais como: relações entre as ciências naturais e a Ciência da Informação. Conclusões: Os processos de objetividade, quantificação e experimentação aplicados no âmbito dos estudos métricos da informação e estudo de usuários e a influência dos métodos da Ciência Moderna, como o indutivo, dedutivo principalmente nos estudos sobre representação da informação e positivista que influencia nos estudos de usuários. Palavras-chave: Ciência Moderna. Ciências – Naturais – Sociais. Ciência da Informação. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13709/pdf_7

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará
Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraiba
Doutoro em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraiba (UFPB).
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos