O bibliotecário e a competência informacional

  • Eliane Rodrigues Mota Orelo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Miriam Figueiredo Vieira da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Apresenta discussões acerca das profissões, sob o olhar da Sociologia das Profissões. Aborda o contexto social, caracterizado pelo uso intensivo de informação. Apresenta perfis das habilidades e competências dos profissionais que compõem esse grupo. Discorre sobre a competência informacional do bibliotecário, apresentando as suas dimensões em que ela se desenvolve, enfatizando a dimensão estética. Palavras-chave: Bibliotecário. Profissionais da Informação. Competência Informacional. Dimensão Estética. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12892/9682

Biografia do Autor

Eliane Rodrigues Mota Orelo, Universidade do Estado de Santa Catarina
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Miriam Figueiredo Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Informação científica e técnica no Conservatoire National des Arts et Metiers, França. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos