As competências profissionais do bibliotecário 2.0 no espaço da biblioteca universitária: discussão da prática

  • David Vernon Vieira Universidade Federal do Cariri
  • Sofia Galvão Baptista Universidade de Brasília
  • Aurora Cuevas Cerveró Universidad Complutense de Madrid

Resumo

Apresenta o contexto da dinâmica proporcionada pela rápida adoção das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias ocasionando um novo modelo de biblioteca universitária 2.0. Discute o perfil do bibliotecário 2.0 perante a realidade colaborativa e inovadora presente nas mídias sociais que faz com que ele interaja com estas muitas mídias procurando responder às competências profissionais e pessoais que o ambiente informacional moderno necessita. Os resultados demonstram que existe uma lacuna no estudo do perfil do bibliotecário que trabalha com as mídias sociais no Brasil, observando com isso a realidade presente em países como os EUA, Espanha e Canadá que já tem elaborado estudos sobre as habilidades e competências inerentes a este perfil de profissional que possui características tecnológicas e inovadoras que apontam para o estreitamento das relações entre bibliotecários e usuários. Palavras-chave: Web Social. Bibliotecário 2.0. Biblioteca Universitária 2.0. Competências. Tecnologia da Informação. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15644/9684

Biografia do Autor

David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, Brasil. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil. Professor Assistente da Universidade Federal do Cariri, Brasil.
Sofia Galvão Baptista, Universidade de Brasília
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil.
Aurora Cuevas Cerveró, Universidad Complutense de Madrid
Doutora em Documentação pela Universidade Carlos III de Madri, Espanha. Professora da Facultad de Ciencias de La Documentación de La Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos