Gestão da Informação através das comunidades virtuais: novas perspectivas nas organizações contemporâneas

  • Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mônica Marques Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Aborda a questão das comunidades virtuais como ferramenta de Gestão da Informação no âmbito das organizações. Dessa forma, enfoca assuntos correlatos a este fenômeno tais como Sociedade da Informação, o papel das organizações em sociedade, Gestão da Informação bem como o papel das comunidades virtuais no uso dos recursos informacionais. Objetiva em geral identificar o uso e a prática das comunidades virtuais nos ambientes organizacionais, visando analisar o seu uso na Gestão da Informação como uma ferramenta estratégica no compartilhamento e repasse de informação nas organizações, bem como apontar a sua eficiência como fator diferencial no desenvolvimento em potencial dos serviços e da equipe. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica em fontes de informação pertinentes ao assunto tais como livros, periódicos, materiais eletrônicos, entre outros. Ressalta ao final que as comunidades virtuais possibilitam a potencialização da informação como recurso estratégico nas organizações permitindo gerar maior vantagem competitiva além de uma gestão da informação mais eficiente. Palavras-chave: Comunidades Virtuais. Gestão da Informação. Sociedade da Informação. Organização contemporânea. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/15435/10159

Biografia do Autor

Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), especialista em Gestão de Sistemas de Informação (UFRN) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É integrante do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma/UFRN).
Mônica Marques Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui mestrado em Ciência da Informação/Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos