Produção de conhecimento sobre negros e negras em repositório digital na UFPB: acesso/democratização

  • Mirian de Albuquerque Aquino Universidade Federal da Paraíba
  • Leyde Klebia Rodrigues da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ronhely Pereira Severo Universidade Federal da Paraíba
  • Sérgio Rodrigues de Santana Universidade Federal da Paraíba
  • Taianny Ferreira Cabral de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As pesquisas sobre a cultura de negros e negras têm caminhado lentamente na produção do conhecimento científico armazenada na memória da ciência das universidades. Neste sentido, a produção de conhecimento sobre essa população é considerada insuficiente mantendo alheia a responsabilidade de inclusão de grupos (in) visíveis na sociedade da aprendizagem. O projeto de pesquisa “Memória da Ciência: a (in) visibilidade de negros e negras na produção do conhecimento da Universidade Federal da Paraíba” configura-se como uma possibilidade de minimizar esses estigmas relacionados à produção de conhecimento sobre negros e negras vista por pesquisadores como pouco importante para a cultura eurocêntrica. Adotamos a abordagem qualitativa/ interpretativa, na qual o pesquisador está inserido no contexto, captando os significados produzidos pelos sujeitos. O texto tem como objetivo a construção de uma base de dados, adotando os pressupostos teórico-metodológicos da Arquitetura da Informação, na qual utilizamos os programas Axure 4.0 que permitem criar wireframes e protótipos, possibilitam um grande nível de informação estruturada, e visam atender às demandas informacionais dos usuários de forma mais efetiva. Além disso, utilizamos também o Fireworks 8.0, Dreamweaver 8.0 e CorelDraw 13. A pertinência da construção da base parte da necessidade de oferecer elementos para a formulação de uma política científica para produção de conhecimento na UFPB que vise o acesso/democratização da informação para todo cidadão. Palavras-chave: Negros e Negras. Produção de Conhecimento. Acesso/Democratização da Informação. Base de Dados. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/13840/10164

Biografia do Autor

Mirian de Albuquerque Aquino, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Educação. Bolsista Produtividade CNPq. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Coordenadora do do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-Raciais.
Leyde Klebia Rodrigues da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Graduada em Biblioteconomia pela UFPB. Mestranda em Ciência da Informação no PPGCI/UFPB. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-Raciais.
Ronhely Pereira Severo, Universidade Federal da Paraíba
Licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduando em Biblioteconomia pela UFPB. Ex-bolsista PIBIC/UFPB/ CNPQ.
Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba
Graduado em Psicologia pela UFPB. Bolsista PIBIC/UFPB/CNPq. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Ètnico-Raciais.
Taianny Ferreira Cabral de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Graduanda em Arquivologia na UFPB. Ex-bolsista PIBIC/UFPB/CNPq.
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos