Comportamento informacional no uso de sistemas de informação: o caso do SICOR

  • Tatianne Akaichi Universidade Estadual de Londrina
  • Viviane Magda Marques Luiz Manabe Universidade Estadual de Londrina
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto Ávila Araújo UFMG

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento informacional dos usuários do Sistema Integrado de Compras e Orçamento (SICOR) utilizado pelos funcionários da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dentre os 277 usuários ativos identificados, participaram da pesquisa 40 (14,44%) servidores. A coleta de dados englobou caracterizações dos participantes, uso de sistemas informatizados, necessidades informacionais e busca de informações. Os resultados indicaram que a maior parte dos usuários é do sexo feminino, a média de idade é de 47 anos e 75% possuem pós-graduação. Foi possível verificar, também, que a maioria teve contato com as tecnologias de informação por muitos anos. Além disso, constou-se que os usuários, no geral, reconhecem quando uma informação é necessária para execução do trabalho, bem como encontram as informações e refazem o planejamento de busca caso seja necessário. Palavras-chave: Comportamento informacional. Sistema de informação. Usuários do SICOR. Link para o texto completo (PDF) http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/3379/2752

Biografia do Autor

Tatianne Akaichi, Universidade Estadual de Londrina
Arquivista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Formada em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina em 2010. Especialista em Liderança e Empreendedorismo no Serviço Público pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, em 2012. Mestranda do PPGCI-UEL
Viviane Magda Marques Luiz Manabe, Universidade Estadual de Londrina
Técnica em Assuntos Universitários na Universidade Estadual de Londrina. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Administração Hospitalar pela FECEA em 2005. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Aluna especial do PPGCI-UEL.
Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina
Professora do Departamento de Ciência da Informação do PPGCI-UEL.
Carlos Alberto Ávila Araújo, UFMG
Professor da ECI/UFMG. Pós-doutor pela Universidade do Porto. Doutor em Ciência da Informação.
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos