O panopticon de Bentham e a visibilidade da tecnologia da arquitetura no espaço de informação

  • Manuela Eugênio Maia Universidade Estadual da Paraíba
  • Mirian de Albuquerque Aquino Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A virada do século possibilitou alterações nos espaços de informação e, concomitantemente, atribuiu novos conceitos à informação e ao conhecimento. As tecnologias da informação e comunicação e os contínuos fluxos de informação situam-nos na presença de um mundo caracterizado pela constante vigilância e controle, mediados pelas câmaras e microfones encobertos, sem qualquer semelhança com a ficção. Vivemos em uma sociedade ancorada no controle cotidiano que invade a esfera do trabalho com o uso da tecnologia do olhar que modifica toda a concepção arquitetônica dos espaços para definição de ambientes claros e transparência. Economia de tempo que, em uma única percepção visual, auxilia na visualização dos sujeitos e nas atividades que estão sendo realizadas. Nas edificações arquitetônicas pós-modernas são perceptíveis o excesso de material espelhado, a facilidade visual e a transparência dos espaços, onde o olhar é a tônica do processo de controle e vigilância. Tal processo encontra as suas raízes no Panopticon de Bentham, analisado por Foucault, ao estudar as relações de poder que atravessa todas as sociedades, servindo para uma análise na pós-modernidade, onde novos instrumentais são acionados para o exercício do poder. O objetivo desse estudo é identificar a presença dos princípios do Panopticon de Bentham na arquitetura das bibliotecas universitárias, localizadas no estado da Paraíba. A analítica do poder foucaultiana, de cunho histórico-filosófico e interpretativo, serve como metodologia de análise das tecnologias do poder que agem sobre os corpos na sociedade tecnológica, a qual é conhecida hoje como sociedade da informação e sociedade do conhecimento. Na escolha das bibliotecas, de forma intencional, consideramos como critérios os serviços oferecidos e o volume de acervo armazenado em cada um dos sistemas. Concluímos que a tecnologia do olhar, segundo os princípios do panopticon, permeia a arquitetura dos dois espaços de informação analisados por meio da vigilância e controle. Palavras-chave: Panopticon de Bentham. Tecnologia do olhar. Biblioteca – Arquitetura. Foucault. Link para o texto completo (HTM) http://dgz.org.br/ago13/Art_05.htm

Biografia do Autor

Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professora do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba.
Mirian de Albuquerque Aquino, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos