Avaliação técnica de usabilidade em fórum online de um curso stricto sensu

  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília
  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília

Resumo

A qualidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser um fator que contribui para a consolidação da modalidade de ensino a distância. O princípio de usabilidade de software é um elemento que precisa ser considerado para que se obtenham resultados mais eficazes no processo de aprendizagem a distância. Este estudo visa avaliar os mecanismos de usabilidade presentes no fórum de discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, sob o enfoque da metodologia House of Quality com os conceitos pertinentes à ISO 9126, associado à técnica científica de observação participativa. Essa associação permite a avaliação dos requisitos não funcionais de qualidade relativos ao princípio de usabilidade de software. Tal avaliação tem por objetivo a contribuição com indicações de melhorias no processo de ensino e aprendizagem, assim como a identificação de características que podem aprimorar o acesso dos usuários à informação desejada, permitindo-lhes maior autonomia, e estimular a opção e a participação na modalidade de Educação a Distância. Palavras-chave: Qualidade de software. Usabilidade. Ambiente virtual de aprendizagem. Requisitos não funcionais. Link para o texto completo (HTM) http://dgz.org.br/out13/Art_05.htm

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Universidade de Brasília
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação a Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.
Jefferson Bruno Pereira Ribeiro, Universidade de Brasília
Mestre em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.
Publicado
2014-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos