Técnicas de gerenciamento de informações em uma rede de hospitais

  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha Universidade Federal da Bahia.
  • Núbia Moura Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Hernane Borges de Barros Pereira Universidade do Estado da Bahia.

Resumo

Conhecimento e inovação são fenômenos organizativos gerenciais e dependem de técnicas de gerenciamento de informações para criá-los e difundi-los. Os objetivos deste artigo são mapear conceitos de inovação, de difusão de inovações e de aprendizagem aplicados aos processos de inovação, e revelar as ferramentas e fontes de informações para aprendizagem e inovações gerenciais incrementais em hospitais. A análise conceitual das dimensões dos processos de aprendizagem e inovação evidencia a importância epistêmica do pensamento complexo e de uma abordagem multirreferencial com o foco em sistemas e redes de serviços em saúde como meios de transferência de conhecimento gerencial. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que a Rede de hospitais investigada articula os processos de qualificação profissional e favorece as relações entre sujeitos. Esses processos são configurados como mecanismos de difusão de conhecimentos em saúde, que servem de base para a aprendizagem organizacional e a inovação gerencial. Entretanto, prevalecem interações intraorganizacionais, com pouca interação interorganizacional nos hospitais que compõem a Rede. As conclusões apontam a necessidade da difusão de políticas de informação e comunicação para intensificar a interação entre os parceiros da Rede, extensivo às organizações de serviços do SUS brasileiro.

Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional. Inovação Gerencial. Difusão de Conhecimento. Técnicas de Gerenciamento Avançado.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1581/1243

Biografia do Autor

Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Universidade Federal da Bahia.
Professor Dr., Universidade Federal da Bahia -UFBA, Departamento de Documentação eInformação, Programa de Pós- Graduação emCiência da Informação (POSICI)
Núbia Moura Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Diretora do Campus São Francisco do Conde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Professora Dra., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. Programa de Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
Hernane Borges de Barros Pereira, Universidade do Estado da Bahia.
Professor Dr., Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação, Salvador, BA, Brasil..Programa de Modelagem Computacional, SENAI Cimatec
Publicado
2014-12-29
Seção
Resumos de artigos científicos