O método do caso aplicado ao ensino da biblioteconomia: histórico e perspectivas

  • Sarah Miglioli da Cunha Alves Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Resumo

Este estudo trata do método do caso como metodologia de ensino na Biblioteconomia, apresentando desde a origem do método do caso até sua aplicação. O objetivo é explicitar como o método do caso pode ser aplicado na formação de competências em gestão do profissional bibliotecário. Descreve os agentes principais do processo: aluno, professor e autor de casos e as características inerentes aos respectivos estatutos. Apresenta a tipologia dos casos e sua aplicação. Aborda a situação do método no Brasil. Descreve como se dá sua aplicação, e as consequências positivas para o ensino da disciplina que o utiliza, através do desenvolvimento de competências e habilidades. Revela a importância do método na formação do futuro bibliotecário, desenvolvendo competências que o novo contexto dinâmico da sociedade da informação passa a exigir desse profissional. Através de revisão de literatura traz construtos teóricos acerca do tema, e analisa casos reais selecionados através de levantamento de casos em biblioteconomia na literatura da área e em bases de casos online. Conclui que o método do caso pode vir a ser utilizado na universidade como uma solução coerente e eficaz diante do perfil dinâmico e atualizado solicitado pelo mercado de trabalho da atualidade.

Palavras-chave: Método do caso. Biblioteconomia. Metodologia de ensino. Competências.

 

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https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p1/26575

Biografia do Autor

Sarah Miglioli da Cunha Alves, Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Publicado
2014-12-29
Seção
Resumos de artigos científicos