Produção nacional sobre Competência Informacional

  • Regina Oliveira de Almeida Universidade Estácio de Sá

Resumo

As fontes de informação eletrônicas disponíveis proliferaram nas universidades e demais instituições depesquisa, fazendo com que os usuários alarguem as suas possibilidades de uso, mas também possam se tornar confusosdentro de um cenário de aprendizado que exige competências e habilidades específicas para a busca e acesso em fontesconsideradas adequadas e confiáveis no ambiente acadêmico. A crescente demanda por pesquisas na web requer que obibliotecário tenha o perfil de gestor da informação e do conhecimento, capaz de utilizar eficaz e criativamente oconhecimento disponível nos sistemas informatizados. Dessa forma, é imprescindível à comunidade universitáriaaprender a usar o melhor possível as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e as fontes de informação narealização de suas atividades, adquirindo Competência Informacional. Há diferentes maneiras de se avaliar a produçãocientífica, sendo a publicação de artigos, por parte dos pesquisadores, um resultado de grande visibilidade. Este estudobuscou verificar, considerando a produção científica nacional de publicações em periódicos, qual o estágio devisibilidade do tema, Competência Informacional, no Brasil.

Palavras-chave: Competência informacional. Periódico científico. Biblioteca 2.0. Web 2.0.

 

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http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/954/pdf_93

Biografia do Autor

Regina Oliveira de Almeida, Universidade Estácio de Sá
Mestre. Fundação Getúlio Vargas
Publicado
2014-12-30
Seção
Resumos de artigos científicos