Comércio e consumo em tempo de conexões digitais: dimensões informacionais

  • Maria Aparecida Moura UFMG.
  • Cássia Adriana Gomes UFMG.

Resumo

Este artigo discute as mudanças ocorridas nos padrões de consumo com a ampliação do comércio na modalidade eletrônica, que passou a demandar novas competências informacionais nas relações comerciais. Apresenta conceitos, evolução e repercussões do consumo e do comércio eletrônico, ambos estudados enquanto fenômenos informacionais, no contexto social e, ao final, aborda o consumo eletrônico em âmbito nacional. Evidencia a proximidade dos objetos de estudo relativos ao comércio eletrônico com o campo da Ciência da Informação.

Palavras-chave: Consumo eletrônico. Comércio eletrônico. Dimensões informacionais. Consumidor eletrônico. Economia da atenção.

 

Link para o texto completo (HTM)

http://dgz.org.br/abr14/Art_03.htm

Biografia do Autor

Maria Aparecida Moura, UFMG.
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
Cássia Adriana Gomes, UFMG.
Graduando em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.
Publicado
2014-12-30
Seção
Resumos de artigos científicos