Alinhamento estratégico nas organizações: a informação como elemento integrador de propósito, processos e pessoas

  • Antonio Rodrigues de Andrade Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.
  • Aldo de Albuquerque Barreto Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Resumo

Não há gestão possível sem informação e ao lado de funções tradicionais, a empresa deve incorporar a função informacional. Como uma função de caráter transversal, não se limita somente ao ambiente interno da organização. Percorre órgão a órgão de uma forma transversal, para ligando-os entre si e ao ambiente externo. Para que o gerenciamento da informação seja eficaz, eficiente e efetivo no cumprimento de seu objetivo deve se saber com clareza o que é a informação para a empresa, quem a possui, como é conservada, quem é o responsável pelo gerenciamento, como controlar e utilizar a informação. Assim, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a informação e seus fluxos como elementos integradores do propósito, do processo e das pessoas em organizações receptoras, processadoras e disseminadoras de informação no município do Rio de Janeiro. Ela insere-se no contexto gestão da informação no aspecto em que a informação e seus fluxos colaboram com os vários componentes do processo de alinhamento estratégico da organização. A metodologia utilizada teve um caráter qualitativo e de pesquisa exploratória e descritiva. Valeu-se de pesquisa de campo na forma de entrevistas estruturadas com profissionais da gestão das organizações pesquisadas. Através das entrevistas, buscou-se conhecer as organizações pesquisadas em relação à integração entre propósito, processos e pessoas. A análise dos dados foi interpretativa, buscando avaliar as informações relatadas com as abordagens teóricas destacadas na primeira parte do trabalho. Constatou-se que as organizações pesquisadas, de maneira geral, não utilizam a informação em sua gestão com a mesma qualidade que captam e disseminam as informações objeto de seus objetivos organizacionais.

 

Palavras-chave: Alinhamento estratégico. Propósito. Processo. Pessoas.

 

Link para o texto completo (HTML)

http://dgz.org.br/fev15/Art_02.htm

 

 

 

 

Biografia do Autor

Antonio Rodrigues de Andrade, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.
Pós-doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT.
Aldo de Albuquerque Barreto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Doutorado em Ciência da Informação.
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos