Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação

Autores

  • Sarita Albagli IBICT-UFRJ
  • Anne Danielle Soares Clinio dos Santos
  • Sabryna Raychtock UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2015v10n1.23180

Resumo

Este artigo apresenta uma sistematização das abordagens e correntes interpretativas sobre ciência aberta, bem como uma categorização e exemplos de iniciativas que ajudam a ilustrar e a clarificar tais abordagens.  Para tanto, foram identificadas e sistematizadas definições, posições em debate e exemplos de iniciativas em cada uma das vertentes apresentadas.

Palavras-chave: Ciência Aberta; Acesso Aberto; Educação Aberta; Ciência Cidadã; Cadernos Científicos Abertos; Hardware Aberto.

Link para o texto completo (PDF)

http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/749/512

 

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Biografia do Autor

Sarita Albagli, IBICT-UFRJ

Doutora em Ciências (Geografia). Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ.

Anne Danielle Soares Clinio dos Santos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ

Sabryna Raychtock, UFRJ

Graduanda em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Iniciação Científica (2014) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos