Uso de fontes de informação por alunos de arquivologia

  • Eliane Bezerra Paiva Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Edilene Toscano Galdino dos Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Genoveva Batista do Nascimento Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Resumo

Pesquisa exploratória que investiga o uso das fontes de informação utilizadas pelos alunos concluintes do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, do período de 2011 a 2013. A metodologia incluiu uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental, que abrangeu a análise das citações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos. Para a análise dos dados adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para o uso diversificado de fontes de informação, com ênfase na língua portuguesa e cronologia recente.  O tipo de fonte de informação mais utilizado foi o livro impresso, seguido de artigo de periódico impresso e online. A legislação também apresentou grande uso, revelando que o curso emprega uma base conceitual baseada em legislação. Também foram utilizadas: teses, dissertações, monografias e dicionários especializados em Arquivologia. Também estavam presentes, mas em menor proporção as tabelas de temporalidade, atas, regimentos, normas técnicas, editais, diagnósticos, apostilas (textos), etc. Diante dos resultados, pode-se concluir que, embora a Internet seja um recurso muito difundido nos dias atuais, os livros impressos constituem a fonte de informação mais utilizada pelos alunos de Arquivologia.

 

Palavras-chave: Fonte de Informação. Estudo de Uso. Arquivologia. Análise de citações.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/22516

 

Biografia do Autor

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Doutorado em Lingüística - Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Edilene Toscano Galdino dos Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Doutorado em andamento em História e Filosofia da Ciência.
Universidade de Évora - UE, Portugal.
Genoveva Batista do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Mestrado em Educação - Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos