Comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe

  • France Mabel Fernandes Costa Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Martha Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Considerando a leitura essencial na formação do acadêmico e, consequentemente, na sua qualidade profissional, este trabalho teve a finalidade de investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe, curso criado pela resolução 37/2008 do CONEPE – Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade, em consonância com o REUNI. O objetivo geral do trabalho foi investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação, na tentativa de compreender sua relação com a leitura, considerando que o futuro profissional será um mediador entre a informação e o usuário. Os objetivos específicos foram: investigar as práticas de leitura dos acadêmicos do curso; identificar os critérios para as escolhas dos seus textos; e conhecer o tempo e o espaço destinados à leitura pelos alunos. Desta forma, foi discutida neste trabalho a relação dos acadêmicos do curso com a leitura, a forma como as escolhas dos textos influenciam na sua formação e o significado da leitura para os acadêmicos, diagnosticando as necessidades formativas no âmbito da leitura deste público. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. A temática é relevante tanto no âmbito acadêmico quanto social, visto que a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos, e o bibliotecário é o profissional capacitado para enriquecer essa formação.

 

Palavras-chave: Bibliotecário. Comportamento leitor. Leitura. Universidade.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/16544

Biografia do Autor

France Mabel Fernandes Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe
Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Universidade Federal de Sergipe, UFS.
Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos