Avaliação de redes de pesquisa: indicadores de interação e formação

  • Denise Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Bernardo Sfredo Miorando Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Isabel Pinho Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
  • Célia Elizabete Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Elizeth Gonzaga dos Santos de Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Resumo

Este estudo, apoiado pelo CNPq, objetivou elaborar marcadores para a avaliação de processos interativos de trabalho em redes de pesquisa. Ele se baseia no entendimento de que este tipo de rede se estabelece quando um grupo colabora com a intenção de produzir conhecimento. A partir da teoria, desenvolveu-se uma metodologia de exploração de currículos de pesquisadores com uso de softwares para construção de planilhas de dados, contagem de coautorias e análise de redes sociais. A produção bibliográfica dos pesquisadores foi examinada através de grafos representando suas redes de colaboração em pesquisa e um protocolo foi construído para avaliá-las. Os resultados identificam 10 marcadores/indicadores quali-quantitativos para avaliação de processos de pesquisa em rede que foram testados e validados em contexto de aplicação.

 

Palavras-chave: Avaliação. Redes de pesquisa. Colaboração científica. Indicadores.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/31820

Biografia do Autor

Denise Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Bernardo Sfredo Miorando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Isabel Pinho, Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Pesquisadora do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro (UA). Doutora em Gestão pela UA. Portugual, Aveiro.
Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.
Elizeth Gonzaga dos Santos de Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos