Da palavra à construção de conhecimento científico:um olhar reflexivo e meta-avaliativo sobre o guião de entrevista

  • Maria José Silvestre Universidade de Évora, UE, Portugal.
  • Isabel Fialho Universidade de Évora, UE, Portugal.
  • José Saragoça Universidade de Évora, UE, Portugal.

Resumo

Este estudo insere-se no âmbito do projeto de investigação «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior» – AEEENS e procura contribuir para o alargamento do conhecimento científico na área das metodologias qualitativas, nomeadamente ao nível da meta-análise. Procurando realizar um olhar reflexivo e meta-avaliativo sobre o guião de entrevista, a análise de conteúdo e análise do discurso (que o inquérito por entrevista potencia), partimos da seguinte questão: «Quais são os procedimentos desejados / desejáveis para a utilização da técnica de recolha de dados “inquérito por entrevista” numa investigação científica?». O objetivo primordial é a produção e apresentação de um instrumento meta-avaliativo, sob a forma de ‘lista de verificação’ ou checklist avaliativa, destinado a ser usado como ferramenta de apoio na construção e na validação de guiões de entrevista e que integra catorze indicadores. As principais conclusões evidenciam que essa validação consiste num ato de atribuição de ‘qualidade’ a esse instrumento investigativo. A meta-avaliação de um guião de entrevista semiestruturada pode revelar-se de extrema pertinência e validade, uma vez que da validação do guião dependerá, em última instância, o resultado mais ou menos conseguido da tarefa investigativa. O estudo revelou ainda a necessidade de os investigadores envolvidos neste tipo de processos perfilharem o mesmo ponto de vista, uma vez que, tratando-se de uma análise de dados qualitativa, a análise de conteúdo dever estar em permanente revisão, processando-se de forma cíclica e circular, necessitando do olhar e da atenção do investigador para dos dados extrair significados.

 

Palavras-chave: Meta-avaliação. Meta-análise. Entrevista semiestruturada. Análise de conteúdo. Análise do discurso.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/31793

Biografia do Autor

Maria José Silvestre, Universidade de Évora, UE, Portugal.
Doutora em Ciências da Educação na Universidade de Évora.
Isabel Fialho, Universidade de Évora, UE, Portugal.
Doutorado em Ciências da Educação. Universidade de Évora, UE, Portugal.
José Saragoça, Universidade de Évora, UE, Portugal.
Doutor em Sociologia pela Universidade de Évora, Portugal.
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos