Imagem corporal de adolescentes: um estudo sobre as relações de gênero e influência da mídia

  • Vivianne Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Goiás
  • Juan Parra Martínez Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Esporte, da Universidade de Castilla-La Mancha. Espanha.

Resumo

O objetivo do estudo é conhecer as diferenças de gênero em uma amostra de adolescentes em relação à percepção da imagem corporal e percepção da influência da mídia, através de uma abordagem quanti-qualitativa. Foram utilizados o BodyShapeQuestionnaire (BSQ), o Cuestionario de Influencias del Modelo Estético Corporal (CIMEC-26) e o grupo de discussão como técnica de coleta de dados. Os resultados indicam a existência de uma maior insatisfação corporal, assim como maior influência da mídia em adolescentes do sexo feminino. Além disso, os discursos dos grupos de discussão ressaltam uma grande variedade de mediadores na construção da imagem corporal na atualidade: a norma da magreza, a inexistência de uma diversidade de roupas que se adaptem aos diferentes corpos, o impacto da influencia da mídia e a evidência social de que as pessoas magras são mais aceitas em todas as esferas sociais.

 

Palavras-chave: Imagem corporal. Adolescência. Gênero. Mídia.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/31792

Biografia do Autor

Vivianne Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás
Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte (2012) pela Universidad de Castilla La Mancha (UCLM-Espanha).
Juan Parra Martínez, Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Esporte, da Universidade de Castilla-La Mancha. Espanha.
Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação, da Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED-Madrid).
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos