Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento

  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • María Gladys Ceretta-Soria Universidad de la Republica (UDELAR).

Resumo

Analisa as relações, por meio de seus modelos, entre competência em informação (CEI), gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Para tanto, em um primeiro momento destaca alguns conceitos e definições relacionados aos referidos termos, em um segundo momento apresenta alguns modelos aplicados nesse contexto, com o intuito de conhecer as etapas/fases mais recorrentes dos referidos modelos. Por último, realiza um estudo comparativo entre as etapas/fases dos modelos de CEI, GI e GC, com o intuito de verificar se há relação entre as etapas/fases da CEI com as etapas/fases da GI e da GC. Como resultado apresenta a relação entre elas, e afirma que a CEI pode atuar de forma integrada para propiciar maior efetividade aos processos informacionais da GI e da GC. A análise apresentada propicia a expansão das contribuições da CEI para além do âmbito das bibliotecas, contribuindo para o desenvolvimento desta temática no contexto da sociedade contemporânea.

 

Palavras-chave: Competência em Informação. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Modelos de Competência em Informação. Modelos de Gestão da Informação. Modelos de Gestão do Conhecimento. Processos Informacionais.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642


Biografia do Autor

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Doutorando em Ciência da Informação com enfoque em Gestão do Conhecimento no contexto da inteligência competitiva em Organizações Complexas pela Unesp.
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos