Bibliotecas de polos de apoio presencial: análise do acervo e serviços

  • Marcio José Sembay UNIFACVEST
  • Rosângela Schwarz Rodrigues UFSC

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a situação das bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta, vinculados a uma universidade federal do sul do país. A revisão da literatura estuda os sistemas e modelos de educação à distância e a atuação de bibliotecários nesses sistemas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quanti-qualitativa. É um estudo de campo com uso de questionário com perguntas fechadas, tratadas com estatística simples, e abertas, tratadas com análise de conteúdo. Um grupo de 30 Coordenadores de Polos de Apoio Presencial respondeu os questionários em maio de 2009. Os resultados mostram que os polos atendem, em média, 4,2 cursos entre graduação, pósgraduação e extensão, ofertados por 1,8 instituições diferentes, e são responsáveis por 139 estudantes. Mostram ainda que 76,7% dos polos têm biblioteca, e 50% afirmam que essas bibliotecas possuem menos de 500 livros no acervo. Apenas 13,3% dos polos têm bibliotecário formado e estes trabalham em tempo parcial.

Palavras-chave: Educação a Distância; Bibliotecas de Polos de Apoio Presencial; Bibliotecários; Sistemas de Educação a Distância; Coordenadores de Polos de Apoio Presencial; Bibliotecário Formado

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/957/pdf_97

Biografia do Autor

Marcio José Sembay, UNIFACVEST
Mestre em Ciência da Informação, UFSC, 2010. Bacharel em Ciência da Computação, Centro Universitário FACVEST/2005. Professor Titular e Coordenador do Curso de Ciência da Computação do Centro universitário UNIFACVEST (SC), Brasil.
Rosângela Schwarz Rodrigues, UFSC
Pós-Doutorado Universitat de Barcelona, 2013. Doutorado em Engenharia de Produção, UFSC/2004. Mestre em Engenharia de Produção, UFSC/1998. Graduação em Comunicação Social, UFRGS/1983. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciência da Informação, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: Acesso Aberto e Comunicação Científica.
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos