Mediadores Sociais de leitura: pontes para experiência literária

  • Dinéa Maria Sobral Muniz UFBA
  • Jeovana Alves de Lima Oliveira UFBA

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da uma pesquisa que teve como objetivo analisar como as ações de mediadores sociais de leitura contribuíram para a formação literária de professores oriundos de comunidade rural. Considera-se, com base em Pétit (2008; 2009) e Yunes ( 2009; 2011), que um mediador social de leitura é capaz de proporcionar acesso ao mundo da leitura e desenvolver ou realimentar o desejo por ler literatura em qualquer etapa do processo de letramento literário. Utilizouse como metodologia a História Oral com abordagem de História Oral de Vida e como referencial teórico os estudos sobre Letramento(s), Letramento Literário, História da Leitura e postulados da Teoria Literária integrados às pesquisas e discussões sobre mediadores sociais de leitura. Os resultados de pesquisa apontam para a existência de práticas de letramento literário pessoal como decorrentes das experiências provindas das ações de mediadores sociais pessoais de leitura (avós, pais, tios, amigos, vizinhos, alguns professores), que promoveram acesso à literatura em seus vários gêneros, como também uma visão positiva sobre leitura relacionada com o prazer de ler.

Palavras-chave: Mediadores Sociais de Leitura. Letramento Literário. Formação Leitora.

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/11956/8600

Biografia do Autor

Dinéa Maria Sobral Muniz, UFBA
Doutora em Educação; Professora Associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING).
Jeovana Alves de Lima Oliveira, UFBA
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia; graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana; supervisora do Projeto Ressignificando a Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino da Bahia, Diretoria Regional 02.
Publicado
2015-03-12
Seção
Resumos de artigos científicos