Mediadores Sociais de leitura: pontes para experiência literária

Autores

  • Dinéa Maria Sobral Muniz UFBA
  • Jeovana Alves de Lima Oliveira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2015v10n1.23257

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da uma pesquisa que teve como objetivo analisar como as ações de mediadores sociais de leitura contribuíram para a formação literária de professores oriundos de comunidade rural. Considera-se, com base em Pétit (2008; 2009) e Yunes ( 2009; 2011), que um mediador social de leitura é capaz de proporcionar acesso ao mundo da leitura e desenvolver ou realimentar o desejo por ler literatura em qualquer etapa do processo de letramento literário. Utilizouse como metodologia a História Oral com abordagem de História Oral de Vida e como referencial teórico os estudos sobre Letramento(s), Letramento Literário, História da Leitura e postulados da Teoria Literária integrados às pesquisas e discussões sobre mediadores sociais de leitura. Os resultados de pesquisa apontam para a existência de práticas de letramento literário pessoal como decorrentes das experiências provindas das ações de mediadores sociais pessoais de leitura (avós, pais, tios, amigos, vizinhos, alguns professores), que promoveram acesso à literatura em seus vários gêneros, como também uma visão positiva sobre leitura relacionada com o prazer de ler.

Palavras-chave: Mediadores Sociais de Leitura. Letramento Literário. Formação Leitora.

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/11956/8600

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinéa Maria Sobral Muniz, UFBA

Doutora em Educação; Professora Associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING).

Jeovana Alves de Lima Oliveira, UFBA

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia; graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana; supervisora do Projeto Ressignificando a Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino da Bahia, Diretoria Regional 02.

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos