O Ensino e Pesquisa Ferramentas Colaborativas, Tecnologias Online, Tecnologias Colaborativas e Wikis: Um estudo sobre a utilização pela Acadêmia Brasileira.

  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC
  • Jefferson Lopes La Falce Universidade FUMEC
  • Stella Naomi Morigushi Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A partir do uso da Internet como ferramenta interna nas empresas e com vistas à armazenagem de informações e gestão do conhecimento das organizações, as tecnologias colaborativas passam a ser foco de novos estudos. Todo este ambiente de colaboração integrado, online, em massa, em constante atualização e revisão, pode levar a uma expansão do conhecimento e, portanto, pretendeu-se investigar: Como a academia define os termos: ferramentas colaborativas, tecnologias online, tecnologias colaborativas e wikis? O principal objetivo deste artigo foi identificar e analisar a inserção dos termos: ferramentas colaborativas, tecnologias online, tecnologias colaborativas e wikis, no evento EnANPAD a partir do ano 2006, por meio de uma meta pesquisa. Pode-se verificar por meio desta pesquisa bibliométrica que os termos mais usados são tecnologias colaborativas e wikis embora sua freqüência e tratamento sejam ainda pouco significativos dentro do total de artigos tratados na academia. Pode-se relacionar esta baixa concentração de estudos ao caráter inovador de sua adoção nas organizações.

Biografia do Autor

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC
Professora Adjunto da Universidade FUMEC - Minas Gerais - Brasil. Atua como Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração - PDMA ( desde 2011). Em junho de 2015 foi eleita e indicada como Coordenadora do PDMA. Professora e Pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (desde 2012). Professora de Graduação em Administração e Ciência da Computação (2011- atual). Doutora em Economia Aplicada (UFV - 16/05/2005), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001), Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico (PUCMinas - 1994) e Graduação em Ciência da Computação (PUCMinas - 1992). Pesquisador Visitante na Universidade do Texas em El Paso em Jun-Jul (2015).
Publicado
2015-12-23
Seção
Resumos de artigos científicos