O comportamento de busca de informação de estudantes de Ajayi Crowther University, Oyo, Nigéria

  • Omobolanle Seri Fasola T.Y Danjuma Library, Ajayi Crowther University, Oyo.
  • Samuel Oladipo Olabode T.Y Danjuma Library, Ajayi Crowther University, Oyo.

Resumo

A diversidade nas pessoas é responsável pela maneira como eles buscam informações, e é o que foi proposto neste estudo. Este trabalho investigou o comportamento de busca de informação de estudantes de Ajayi Crowther University, uma universidade particular no sul da Nigéria Ocidental. O método de pesquisa utilizado foi um questionário aplicado aos quinhentos (500) alunos selecionados aleatoriamente a partir dos três (3) em faculdades da universidade. Os dados recolhidos a partir do questionário foram analisados utilizando a contagem de freqüência e porcentagem simples. Foi descoberto que a maioria dos alunos (66%) procuraram informações na biblioteca para fins acadêmicos e a biblioteca (62,8%) foi seu lugar preferido de busca e uso de recursosde informação. Além disso, que o curso estudado (47,6) influenciou o formato como querem informações (55,4%). A maioria dos entrevistados (53,2%) também mostrou-se satisfeito com a biblioteca sendo capaz de atender às suas necessidades de informação. Recomendações foram feitas no sentido de a biblioteca aumentar e melhorar o seu estoque para atender às demandas dos alunos, fornecer conectividade profissional de internet para melhorar a busca eletrônica e bases de dados e treinar seu pessoal nas relações interpessoais para melhorar as relações funcionário-usuário. E, por último, que a educação periódica do usuário deve ser realizada na biblioteca para educar os usuários sobre o uso efetivo e eficiente da biblioteca a fim de obter a máxima satisfação.

 

Palavras-chave: Comportamento de busca de informação. Bibliotecas. Necessidades do usuário. Educação do usuário. Estudantes Universitários de Ajayi Crowther.

 

Link para o texto completo em PDF:

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/3091/2932

Publicado
2015-09-25
Seção
Resumos de artigos científicos