Ranking da produção científica dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA).
  • Eduardo da Silva Alentejo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Resumo

Trata sobre a produção científica dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no período de 2008 a 2012. Objetiva elencar a produção científica registrada no currículo Lattes de docentes vinculados aos Programas de PósGraduação em Ciência da Informação credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota cinco. Mediante pesquisa qualiquantitativa, a revisão de literatura buscou alinhar-se com o Sistema de Avaliação da Pós-graduação implantado pela CAPES. Como procedimentos metodológicos, identifica os docentes cadastrados nos programas, coletando dados nos currículos Lattes, e tratando-os a partir dos pressupostos bibliométricos e cientométricos para tecer análise e validação dos resultados. Discorre sobre produção científica em relação à ciência da Informação no País no contexto histórico dos Programas do estudo. Analisa que há uma diferença de quase 50% entre o primeiro colocado com o terceiro e com o quarto no ranking de produção científica. Discute que critérios qualitativos poderiam aperfeiçoar os sistemas de avaliação dos programas, o que contribuiria para o desenvolvimento da produção científica. Conclui que as diferentes taxas de produção científica de programas com a mesma nota poderiam ser consideras como principal avaliação da CAPES. Ao mesmo tempo em que os Programas adotassem como mais um critério a responsabilidade ou a exigência de política de publicação por parte dos discentes dos programas de pós-graduação junto aos docentes.

 

Palavras-Chave: Produção Científica. Cientometria. Ciência da Informação. Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação.

 

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http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/4255/3094

Publicado
2015-10-22
Seção
Resumos de artigos científicos