O conhecimento, as redes e a competência em informação (COINFO) na sociedade contemporânea: uma proposta de articulação conceitual

  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Artigo de natureza exploratória que apresenta reflexão em torno da sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem e o papel social da informação e do conhecimento em torno de novas estruturas sociais que culminam com o surgimento da “sociedade em rede”. São ressaltados os conceitos de conhecimento, redes e a importância da competência em informação para saber acessar e usar a informação de forma inteligente e propiciar a construção e compartilhamento do conhecimento por meio de relações sem restrições de espaço e tempo. Busca-se estabelecer uma relação conceitual entre o conhecimento, as redes e a competência em informação, procurando mostrar a necessidade de melhor compreensão entre essas áreas para a inovação e o desenvolvimento das pessoas e das organizações na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Conhecimento. Redes. Competência em Informação.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/21276/11749

Biografia do Autor

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Publicado
2015-12-16
Seção
Resumos de artigos científicos