Mensuração da competitividade em instituições de ensino superior privadas com base nas redes sociais digitais

  • Charlene Coser Dalcol Universidade Federal de Santa Maria
  • Julio Cezar Mairesse Siluk Universidade Federal de Santa Catarina
  • Álvaro Luiz Neuenfeldt Júnior
  • Marlon Soliman Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo propor um sistema de mensuração de desempenho para avaliar a competitividade em Instituições de Ensino Superior privadas, com base no desempenho observado nas redes sociais digitais, permitindo a construção de uma ferramenta gerencial capaz de visualizar a interferência da IES (IES) ao contexto e suprir a lacuna de estudos científicos na área. Inicialmente, a modelagem proposta buscou identificar os fatores mais relevantes para a mensuração do desempenho, e posteriormente concentrou-se na elaboração dos indicadores, métricas e instrumentos de avaliação. A aplicação prática da ferramenta foi realizada em doze IES privadas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul - RS onde, ao final, oito destas apresentaram resultado global “Satisfatório” (igual ou superior a 70%), e apenas uma pode ser considerada como “Muito satisfatório”, com 90% de desempenho global.

Palavras-chave: Redes sociais digitais. Instituições de Ensino Superior Privadas. Inteligência Organizacional. Gestão do conhecimento.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19291/11752

Biografia do Autor

Charlene Coser Dalcol, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Julio Cezar Mairesse Siluk, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
Álvaro Luiz Neuenfeldt Júnior

 Doutorando em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto, Portugal. 

Marlon Soliman, Universidade Federal de Santa Maria

 Mestrando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Publicado
2015-12-16
Seção
Resumos de artigos científicos