Cultura organizacional e gestão contemporânea: um estudo de caso em empresas de economia criativa

  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo e da Universidade Feevale
  • Mauro Cesar Tonidandel Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale,

Resumo

O presente trabalho visa mostrar características da cultura organizacional que diferenciam as empresas de economia criativa de seus concorrentes, no que se refere aos modelos de gestão. Para tanto, buscase compreender os elementos básicos da cultura organizacional em empresas de economia criativa, delimitando aspectos inerentes da cultura organizacional dessas empresas com a finalidade de investigar semelhanças e diferenças em relação a seus concorrentes, não classificados nessa configuração “criativa”. Na pesquisa, verificam-se processos específicos de inovação e criação que podem refletir nos modelos de gestão, além de identificar o perfil dos gestores que atuam no segmento de economia criativa em contraste aos profissionais das demais empresas. Para o constructo metodológico, realizou-se uma pesquisa exploratória mediante estudos de caso múltiplos com abordagem qualitativa. O corpus de pesquisa constitui-se de entrevistas não estruturadas, com quatro gestores da região do Vale do Sinos/RS. Os resultados do estudo apontam que um dos fatores que mais se diferenciam em uma empresa de economia criativa, em relação às empresas tradicionais, é a capacidade de desenvolver a propriedade intelectual, que tem na criação o seu próprio atributo e se constitui no principal ativo da empresa. Outros fatores, tais como confiabilidade, retenção de talentos e flexibilidade de horários também foram pontuados. Em relação às vantagens e desvantagens que enfrenta um gestor de empresa criativa, foram indicados como fatores positivos efetivamente a autonomia para trabalhar.

Palavras-chave: Economia Criativa. Gestores. Inovação. Criatividade. Cultura Organizacional.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/18097/12252

Biografia do Autor

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo e da Universidade Feevale

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Feevale, Brasil. 

Mauro Cesar Tonidandel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil. 

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Feevale, Brasil. 

Mauricio Barth, Universidade Feevale,

Mestrando em Indústria Criativa pela Universidade Feevale, Brasil.

Publicado
2015-12-16
Seção
Resumos de artigos científicos