Gestão e conhecimento nas ciências sociais aplicadas: uma experiência didática relacionada ao ensino-aprendizagem da disciplina filosofia da administração

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista
  • Nathalia Caroline Santana niversidade Paulista

Resumo

 O artigo discute alternativas para a construção de soluções pedagógicas para o tratamento de temas transversais no ensino-aprendizagem de filosofia nos cursos de administração. Desde 1993, a Filosofia é uma disciplina recomendada nos cursos de Administração em todo o Brasil, porém, o ensinoaprendizagem de filosofia relacionada aos negócios encontra barreiras para se firmar como disciplina relevante do currículo escolar. O problema central da pesquisa está em identificar alternativas didáticas para tratar temas atuais, buscando nos pensadores da administração conteúdos e métodos que possam ser aplicados para que a aprendizagem da disciplina se torne significativa. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, análise pós-factum, o objetivo da pesquisa, inicialmente, buscou detectar as dificuldades encontradas na percepção dos alunos e professores do curso de administração pertencentes a uma universidade localizada no Grande ABC, para posteriormente, submeter os pesquisados ao ensino de filosofia com o emprego da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na perspectiva da visão empreendedora. Os resultados da pesquisa, acompanhados de dados primários e secundários apontam a importância do emprego da ABP para dinamizar o processo de interatividade entre a filosofia e as demais disciplinas do curso.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Ensino-aprendizagem. Filosofia da Administração.

Texto completo em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/21671/13422

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista

 Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Paulista, Brasil. 

Nathalia Caroline Santana, niversidade Paulista

Graduanda em Administração pela Universidade Paulista, Brasil. 

Publicado
2015-12-16
Seção
Resumos de artigos científicos