Gênero e embelezamento na educação infantil

  • Bianca Salazar Guizzo Universidade Luterana do Brasil

Resumo

O principal objetivo desse artigo é apresentar como as crianças de uma escola pública se valem de algumas práticas corporais para se tornarem belas, de acordo com os padrões que predominam em seus cotidianos. Meninos e meninas preocupam-se com suas aparências e essas preocupações são influenciadas por discursos e imagens aos quais têm acesso através da mídia. Por meio dessa intensa presença de discursos e imagens, as crianças – especialmente as meninas – são encorajadas a investir na modelação de um corpo considerado ideal. No entanto, apesar de meninos e meninas se preocuparem com a aparência, as meninas almejam ter um corpo perfeito como manequins e modelos e elas investem em práticas para serem ou se parecerem com uma. Para as problematizações aqui realizadas, utilizo como referências os Estudos Culturais e de Gênero, em especial os que se aproximam da perspectiva pós-estruturalista de análise.

Palavras-chave: Infância. Gênero. Embelezamento.

Texto completo em: http://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013125/2567

Biografia do Autor

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil
Doutora em Educação. Professora de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Luterana do Brasil.
Publicado
2015-12-17
Seção
Resumos de artigos científicos