Políticas públicas de inclusão digital no contexto da educação escolar como fator de acesso a informação

  • Gracione Batista Carneiro Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri.
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri

Resumo

Discute sobre políticas públicas de inclusão digital no setor da educação escolar. Entende que no contexto da sociedade da informação, torna-se indispensável a disseminação e acesso a informação. Apresenta como objetivo geral: analisar a inclusão digital como fator de acesso a informação e produção do conhecimento, a partir da inserção de aparatos tecnológicos na escola pública. Como objetivos específicos: Refletir sobre a importância da inclusão digital no ambiente da educação escolar; Descrever políticas públicas para inclusão digital na educação. A metodologia é concebida a partir de uma pesquisa exploratória como delineamento bibliográfico, levando em consideração a abordagem teórica sobre o assunto. Conclui-se que as políticas públicas de inclusão digital influenciam de forma significativa no acesso a informação e na produção do conhecimento no contexto da educação escolar a partir de suas funções pedagógicas e sociais.
Palavras-chave: Acesso a Informação. Tecnologia da Informação e Comunicação. Produção do Conhecimento. Inclusão Digital.
Texto completo em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2176/1350

Biografia do Autor

Gracione Batista Carneiro, Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri.
Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri, Graduanda em Biblioteconomia.
Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri
Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri, Professor do Curso de Biblioteconomia.
Publicado
2015-12-17
Seção
Resumos de artigos científicos