Dinâmica política e transformações internacionais: os desafios da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia no Brasil

  • Maria Conceição da Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Amanda Almeida Domingues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho apresenta a evolução histórica da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil, relacionando-a às principais transformações internacionais nas relações entre os Estados e avalia criticamente algumas políticas recentes, apontando os desafios que permanecem no âmbito da cooperação internacional em C&T brasileira. A principal contribuição deste trabalho consiste na reflexão de que os desafios enfrentados pela colaboração internacional hoje advêm menos da dinâmica científica do que da política e não têm raízes internacionais.

Palavras-chave: Ciência e Tecnologia; Cooperação Internacional; Políticas Públicas.

Texto completo em: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/714/496

Biografia do Autor

Maria Conceição da Costa, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Livre Docente Professora Associada do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica.
Amanda Almeida Domingues, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica.
Publicado
2015-12-17
Seção
Resumos de artigos científicos