Critérios de avaliação da qualidade da informação em sites de saúde: uma proposta

  • Ana Paula Bernardo Medonça Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Programa de Pós Graduação em Saúde Pública de : Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • André Pereira Neto Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Programa de Pós Graduação em Saúde Pública: Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

A internet oferece ao cidadão uma quantidade incomensurável de informações em todas as áreas do conhecimento. Elas são disponibilizadas sem que haja qualquer tipo avaliação. Na saúde, essas informações podem prejudicar o cidadão. O usuário precisa compreender o que encontra na rede e acreditar no que lê. A avaliação da qualidade das informações sobre saúde encontradas na internet é um problema que muitas instituições e pesquisadores têm procurado resolver. Este artigo tem como objetivo apresentar alguns critérios de avaliação da qualidade das informações encontradas em sites de saúde. Para isso, foi realizada uma pesquisa de modo a identificar os principais instrumentos nacionais e internacionais que têm essa finalidade, foram analisados seus métodos de aplicação e comparados os critérios adotados. Como resultado, oitenta critérios de qualidade de sites de saúde foram agrupados em três dimensões: técnica, de conteúdo e design. Recomenda-se a criação de um selo de qualidade para sites de saúde no Brasil.

Palavras-chave: Internet; Informação de saúde ao cidadão; Certificação; Avaliação.

 

Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/930/1575

Publicado
2015-12-18
Seção
Resumos de artigos científicos