Aplicabilidade do binômio indexação e recuperação da informação para editores e autores

  • Juliana Gonçalves Reis Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Venício Ribeiro Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Multimeios. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luciana Danielli de Araújo Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação. Seção de Informação. Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz, BVS Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria de Fátima Moreira Martins Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

Apresentamos duas imagens para comentários: a primeira refere-se ao binômio indexação e recuperação da informação para acessar artigos científicos na web, e a segunda é um modelo de metadados a ser seguido em sua publicação. Ambas são um convite para refletir sobre e comentar a dupla face da qualidade da informação, por meio da indexação, para exercer a recuperação de artigos científicos, seja do ponto de vista do autor ou do editor.Palavras-chave: Indexação; Descritores; Vocabulário controlado; Armazenamento e recuperação da Informação; Comunicação e divulgação científica.Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/883/pdf_3

Biografia do Autor

Juliana Gonçalves Reis, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Enfermeira, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Atuo na área de Informação, educação e Comunicação Científica nos principais temas: Gestão editorial; Políticas editoriais; Instruções aos autores; Análise de indicadores de qualidade de periódicos; Tendências e posicionamento de periódicos; Estudos bibliométricos e cientométricos; Pesquisa bibliográfica; Revisão Integrativa de literatura; estratégias de ensino e aprendizagem.
Venício Ribeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Multimeios. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e técnico em Design Gráfico pelo SENAI - Artes gráficas. Minha pesquisa no campo da arte apoia-se no desenho e na performance. Desenvolvo atualmente trabalhos ligados à ilustração e ao design no Serviço de Programação Visual da Fundação Oswaldo Cruz.
Luciana Danielli de Araújo, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação. Seção de Informação. Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz, BVS Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1998). Atualmente é bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz, no setor Biblioteca Virtual em Saúde. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, biblioteconomia, ciência da informação, bibliotecas médicas e terminologia.
Maria de Fátima Moreira Martins, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Possui mestrado em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFF (2006), especialização em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela UNESA, graduação em Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF(1992) e graduação em Licenciatura em História pela UFF(1986). Atualmente, sou Tecnologista Júnior do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e coordeno a Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Consultora em pesquisa em informação na área da saúde, especialista em pesquisas em informação técnico-científica em saúde, treinamentos e cursos de capacitação para profissionais da área de saúde. Domínio de metodologias de pesquisas para Revisões Sistemáticas e pesquisa para Medicina Baseada em Evidências. Tenho experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em estudos de produção e uso da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, competência informacional, treinamento de usuários, comunicação científica, base de dados e portal de periódicos CAPES.
Publicado
2015-12-18
Seção
Resumos de artigos científicos