Memórias Virtuais da Cidade nas Redes Sociais: as ruas de Porto Alegre no Facebook

  • Valdir Jose Morigi UFRGS
  • Luis Fernando Herbert Massoni UFRGS
  • Jocelaine Rodrigues de Sena UFRGS

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a memória virtual da cidade de Porto Alegre a partir das informações contidas em páginas de redes sociais. Destaca o conceito de informação e sua relação na formação da memória social. Enfoca as informações sobre a cidade compartilhadas pelos cidadãos em redes sociais, o que caracteriza a construção de memórias virtuais da cidade. Analisa a página Ruas da Cidade do Facebook, parte do projeto de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul que objetiva apresentar lugares, pessoas e histórias de Porto Alegre sob um ponto de vista cultural e histórico. Trata-se aqui de um estudo qualitativo, descritivo e documental, baseado na análise das informações contidas nas postagens da página do referido projeto Ruas da Cidade no Facebook no período de fevereiro a maio de 2015, o que compõe um corpus de 96 postagens. Identifica os relatos, lembranças e locais relacionados às ruas citadas. Conclui que as redes sociais são fonte de informação e de memórias sobre a cidade, seus enquadramentos e a relação entre os cidadãos e a cidade.

Palavras-chave: Informação. Memória Virtual. Cidade. Redes Sociais.

Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi, UFRGS
Professor do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da FABICO/UFRGS. Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB e em Ciências Sociais pela PUCRS. Mestre em Sociologia Rural pela UFRGS e doutor em Sociologia pela USP.
Luis Fernando Herbert Massoni, UFRGS
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS.
Jocelaine Rodrigues de Sena, UFRGS
Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS.
Publicado
2016-04-11
Seção
Pesquisas em andamento