Repertório da produção periódica brasileira de Ciência da Informação: indícios embrionários

  • Ronaldo Ferreira Araújo Doutor em Ciência da Informação (UFMG); Professor do Curso de Biblioteconomia (UFAL). http://orcid.org/0000-0003-0095-4608
  • Tiago Rodrigo Marçal Murakami Graduado em Biblioteconomia e Documentação (USP); Chefe Técnico de Divisão na Divisão de Gestão do Tratamento da Informação (DT/SIBiUSP).
  • Robéria Lourdes de Vasconcelos Andrade Doutoranda em Ciência da Informação (UFPB); Professora do Curso de Biblioteconomia (UFAL).

Resumo

O artigo apresenta o Repertório da Produção Periódica Brasileira de Ciência da Informação (RPPBCI) desenvolvido nos moldes de um sistema de descoberta que busca promover melhor performance na experiência de busca e recuperação de dados sobre a produção científica de periódicos disponíveis em OAI-PMH. Discorre sobre os aspectos teóricos e metodológicos de sua construção e apresenta seus primeiros resultados como: revistas indexadas, período de cobertura, produtividade de autores e dados altmétricos de atenção online (Facebook). Finaliza, ressaltando o potencial do RPPBCI para a comunidade científica, bem como apontando as fragilidades e desafios postos e os próximos passos a seguir.

Palavras-chave: Repositório de produção periódica; Periódico eletrônico; SEER; OAI-PMH; Sistema de descoberta.

 

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira Araújo, Doutor em Ciência da Informação (UFMG); Professor do Curso de Biblioteconomia (UFAL).
 
Tiago Rodrigo Marçal Murakami, Graduado em Biblioteconomia e Documentação (USP); Chefe Técnico de Divisão na Divisão de Gestão do Tratamento da Informação (DT/SIBiUSP).
 
Robéria Lourdes de Vasconcelos Andrade, Doutoranda em Ciência da Informação (UFPB); Professora do Curso de Biblioteconomia (UFAL).
 
Publicado
2016-04-11
Seção
Pesquisas em andamento