O grupo focal na Ciência da Informação

  • Bárbara Martins Zaganelli Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia em parceria dom a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Moises Andre Nisenbaum Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós- Graduação do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia em pareceria dom a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Karla dos Santos Guterres Alves Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Sarah Barreto Marques Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós- Graduação do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia em parceria dom a Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gilda Olinto Pesquisadora Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - convênio MCT/IBICT da Universidade Federal do Rio de Janeiro – e professora do Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ.

Resumo

Este artigo traça os contornos do grupo focal enquanto técnica de coleta na Ciência da Informação, no cenário internacional e nacional. Para isso, realizaram-se pesquisas bibliográficas, sendo que os principais aportes teóricos foram Beck e Manuel (2008) e Chiara (2005), e levantamentos de dados na base Scopus. Apesar do grupo focal ser uma técnica relativamente recente na área, seu uso ganha cada vez mais espaço em pesquisas que precisam captar a sinergia entre discussões de grupos sobre um tema ou assunto. Nos últimos 50 anos, o Scopus registou mais de 40 mil publicações com o uso parcial ou total do grupo focal. Só no Brasil, foram mais de 500 publicações. Além disso, este trabalho aponta que o Brasil está em sétima posição no ranking dos países que mais publicaram artigos com o “focus group” em Ciência da Informação.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Metodologia Científica. Grupo Focal.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/22121/14521

Publicado
2016-07-27
Seção
Resumos de artigos científicos