Coleta de dados a partir dos currículos da Plataforma Lattes: procedimentos utilizados no Repositório Institucional UNESP

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Fabrício Silva Assumpção Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Juliano Benedito Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Ana Paula Grisoto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Renata Eleuterio da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Vítor Silvério Rodrigues Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Oberdan Luiz May Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Flávia Maria Bastos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

O Repositório Institucional UNESP foi povoado principalmente a partir de dados coletados da Web of Science, da Scopus e da SciELO. No entanto, com essa forma de povoamento, o Repositório não contemplava a produção da Universidade de forma fidedigna, uma vez que essas bases de dados cobrem principalmente as publicações internacionais nas áreas de ciências biológicas e exatas. Partindo da necessidade de contemplar também as publicações não indexadas nessas bases de dados, foram desenvolvidos procedimentos para a utilização dos dados da Plataforma Lattes na criação de registros para inclusão no Repositório. A partir da experiência da UNESP, este trabalho tem por objetivo apresentar os procedimentos desenvolvidos, que estão agrupados em seis etapas: coleta dos currículos, conversão para um formato de importação aceito pelo DSpace, remoção dos registros duplicados, verificação dos dados e das licenças, organização dos registros nas coleções e importação no Repositório. Como considerações finais, destacase que os procedimentos utilizados, ainda que tenham suas limitações, permitem ao Repositório contemplar a produção da Universidade de maneira mais fidedigna.Palavras-chave: Coleta de dados. Currículos da Plataforma Lattes. Repositório institucional.Link: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15164/10329

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília,. Membro do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional UNESP.
Fabrício Silva Assumpção, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, Membro da Equipe Técnica do Repositório Institucional UNESP.
Juliano Benedito Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, Membro da Equipe Técnica do Repositório Institucional UNESP.
Ana Paula Grisoto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, Membro da Equipe Técnica do Repositório Institucional UNESP.
Renata Eleuterio da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, São Paulo, Brasil. Membro da Equipe Técnica do Repositório Institucional UNESP.
Vítor Silvério Rodrigues, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Analista de sistemas na Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro da Equipe Técnica do Repositório Institucional UNESP.
Oberdan Luiz May, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Analista de sistemas na Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro da Equipe Técnica do Repositório Institucional UNESP.
Flávia Maria Bastos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) da UNESP e membro do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional UNESP.
Publicado
2016-07-27
Seção
Resumos de artigos científicos