Uma análise da ciência da informação brasileira no contexto da interdisciplinaridade

  • Izabel Lima dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Antônio Wagner Chacon Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jefferson Veras Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Resumo: Analisa perspectivas e limitações interdisciplinares da Ciência da Informação brasileira, no contexto especifico das comunicações orais apresentadas, nos anos de 2003 e 2012, no GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação, do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Para tanto, apresenta revisão de literatura referente ao histórico da área de Ciência da Informação. Mostra, também, os principais aspectos do debate sobre a interdisciplinaridade. A partir desse referencial, analisa como a Ciência da Informação brasileira faz uso dos conhecimentos específicos de outras áreas para sua construção epistemológica, para identificar como se dá a sua interdisciplinaridade. A metodologia adotada possui um caráter qualitativo e se consistiu na comparação do conteúdo exposto nos artigos do recorte com as modalidades de interdisciplinaridade propostas por Heinz Heckhausen e identificadas em artigo de autoria de Olga Pombo. A partir dessas comparações indica algumas tendências da interdisciplinaridade da Ciência da Informação nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciências da Informação no Brasil.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/26030/15183

Biografia do Autor

Izabel Lima dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente, exerce o cargo de Bibliotecária na Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra a Comissão de Educação de Usuários e a Comissão de Serviços do Sistema de Bibliotecas da UFC. Cursa Especialização em Gestão Pública, modalidade EaD, na Universidade do Sul de Santa Catarina. Áreas de Interesse: Estudos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Biblioteca Universitária; Mídias Sociais; Teorias da Informação.

Antônio Wagner Chacon Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Educação, com ênfase em Cognição e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, educação, cognição e linguagem, planejamento e administração de centros de informação.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor 3° grau da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente em temas relacionados à práticas informacionais, mediação e uso da informação.

Publicado
2016-07-27
Seção
Resumos de artigos científicos