Sobre a temática "Resposabilidade Social” na literatura da Ciência da Informação indexada pela BRAPCI

  • Isa Maria Freire UFPB

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa sobre emergência de produção científica publicada em periódicos sobre a temática no campo da Ciência da Informação, no Brasil. Discorre sobre o contexto teórico das ciências sociais e o modelo de rede conceitual proposto por Wersig (1993) para a Ciência da Informação. Relata o processo de pesquisa, que adotou o método indiciário e o brauseio como instrumentos para a identificação dos indícios de produção sobre a temática na literatura indexada pela Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação - Brapci. Conclui que nos últimos 13 anos a produção sobre a temática vem crescendo na literatura brasileira, em número de autores e artigos, os quais abordam temas relacionados à epistemologia (responsabilidade social como fundamento da Ciência da Informação), à teoria (ações de política e gestão na sociedade da informação) e da aplicação (em unidades e para profissionais da informação). 

Palavras-chave: Ciência da Informação – Responsabilidade social. Literatura científica – Brasil. Paradigma indiciário. Brapci.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1492/1670

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, UFPB
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Publicado
2016-07-27
Seção
Resumos de artigos científicos